Pages

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia do Professor



O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro desde 1947. A data foi escolhida por em 1827 Dom Pedro I ter baixado um Decreto Imperial institucionalizando o Ensino Elementar no Brasil. A escolha do Imperador pela data também não foi aleatória, é o dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila. O decreto de Dom Pedro previa que todos os lugarejos do país deveriam ter suas escolas de primeiras letras. Previa também a descentralização do ensino, o salário dos professores, as disciplinas básicas, a forma de contratação dos professores. Tratava-se de uma ideia inovadora, mas que, como até hoje em nosso país, foi revolucionária na teoria, não chegando a ser posta em prática.
Seja como for, a data se tornou um sucesso e até hoje é lembrada.
Passados tantos anos, porém, a profissão perdeu muito de seu prestígio. Os baixos salários, talvez, sejam o que menos fere os profissionais... e sim o desrespeito e as más condições de trabalho... mas, enfim... o que leva alguém a ainda querer ser professor? Não sei responder, porém não me imagino em outra profissão!


Turma de formandos de 1999 do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul... Naquela época nem imaginava o tudo que viveria profissionalmente nos anos que se seguiriam... A verdade é que a academia não nos prepara para a prática, nos prepara para a própria academia. Então, naquela época, resolvi dedicar-me àquilo para que fui preparada. Iniciei os trabalhos de pesquisa. Em 2002, já mestre e iniciando o doutorado, parti para um desafio: fui ser professora... Minha primeira turma: uma quinta série para a qual ninguém queria dar aulas. Confesso que durante toda a primeira semana chorava desesperadamente ao chegar em casa, tentando entender o que acontecia. Os dias, as semanas e os meses se passaram... acabei me especializando em quintas séries que ninguém suporta, acho que acabei por entender algumas coisas sobre aqueles alunos emblemáticos. Muitos me perguntavam o que eu queria trabalhando em escola, achavam que eu deveria trabalhar na universidade, pois para isso tinha ocupado tanto do meu tempo estudando. Um semestre na Universidade foi o suficiente para ver que trabalhar lá podia ser o sonho de muitos, mas não o meu... Apesar das dificuldades constantes e de muitas vezes ainda voltar chorando para casa, gosto do ensino fundamental e médio... há muito de gratificante em ver que posso ser útil àqueles alunos e mesmo com o passar dos anos, algumas coisas ficarão para sempre conosco... Quando recebemos o primeiro abraço daquele aluno autista que todos diziam que jamais se abriria; quando recebemos a visita de um ex-aluno com um convite de formatura numa boa faculdade dizendo: "Sora, só consegui porque a senhora me ensinou a fazer redação"; quando um aluno do noturno, já adulto e com as mãos calejadas do trabalho que desenvolve durante o dia, nos abraça chorando e agradece que só conseguiu porque teve o nosso apoio; quando entramos em algum lugar e vem alguém sorrindo e nos abraça lembrando os tempos da escola... e nós olhamos e reconhecemos naquele sorriso espontâneo o rostinho daquela criança de anos atrás; quando encontramos alguém na rua e esse alguém vem nos apresentar o filho, desejando que seja também nosso aluno; quando descobrimos que um ex-aluno seu tornou-se seu colega e ainda lembra das suas aulas...
Pois é... muita coisa levarei para a vida toda! Embora algumas coisas más também nos marquem de forma incisiva, certamente as boas fazem valer a pena... Desculpem o longo e apaixonado desabafo... mas sendo esta uma profissão que existe pela paixão, não saberia homenageá-la de outro modo!

A todos os colegas professores, parabéns pelo nosso dia! Continuem lutando, sonhando e amando... É disso que o magistério é feito!

Beijinhos...


12 comentários:

Regina disse...

Bom dia Clau!

Já te falei q minhas 6 irmãs e eu nos formamos como professoras. Nem todas seguiram carreira. Eu mesma nunca dei aula, mas me formei em Letras. Na prática somente 2 seguiram carreira. Posso entender muito bem seu relato.

Clau, estou fazendo um sorteio de uma linda mandala toda artesanal. Acho q você vai gostar dela.

abraços e um ótimo final de semana pra você

Ellen Caliseo disse...

Que lindo..me emocionei aqui..meu sonho é seguir essa profissão,mas pelos percausos da vida, esse meu sonho está agora em segundo plano..quem sabe um dia não é?
Levo comigo até hj..os ótimos profissionais que passaram pela minha vida..é uma profissão majestosa..parabens, querida pelo seu dia!!!
Lindo fds!!
Bjinhoos!!

Iara disse...

Que pena você não ter podido ir, mas teremos muitas oportunidades ainda.
Admiro a profissão de vocês e o carinho que dedicam a seus alunos.
Com certeza vocês são a base de todos nós.
Seu desabafo foi profundo e emocionante. Beijos

✿ chica disse...

Linda e merecida homenagem.

E foi uma pena mesmo que não pudeste aparecer lá no encontro.

Foi tri legal e as gurias animadas e queridas! Fica pra um próximo,né? beijos,chica

Eva disse...

Clau que lindo esse post, amei te conhecer, estou por aqui, também, curtindo muito teu blog, bjão!

Luciana Gomes disse...

Olá, querida! Adorei o seu cantinho... muito lindo. Parabéns! Já to seguindo!
Aproveito p te convidar a conhecer o meu blog de variedades e participar do meu 1º sorteio. Passa lá, ta bom? O espaço p divulgação dos blogs das amigas está aberto, caso queira, é so me avisar!
Bjinhos!!

http://voudeblog.blogspot.com/2011/10/1-sorteio-vou-de-blog.html

Izabel Biali disse...

Oi Clau,Obrigada pelo carinho de sua visita.
Linda sua post.Pois e uma das profissões tão pouco valorizada, mas prepara o futuro de qualquer ser humano.
Foi uma pena que você não pode ir ao encontro.
Foi maravilhoso, divertimos bastante.
Uma tarde linda.
Quem sabe no próximo encontro você vai.
Bom final de domingo.
Beijo
Izabel

Marta Andrade disse...

Clau!!!
Vim aqui para te agradecer e agora to chorando( mas é choro de emoção)então tá valendo.
P A R A B É N S para voçê, é de professores que vivem a profissão que este país precisa e merece.
No próximo encontro nos abraçaremos.
Cut beijos e uma semana ilumida

Marion disse...

Super-professora... sempre ensinando, também nesse cantinho!!!! Valeu, querida!

Luciana disse...

Oi Clau!!!

Linda homenagem!

Obrigada pela visita...

bjs

Lu

Fernanda Eick disse...

Oi Profa. Clau!!
Peninha!! Logo neste dia faltastes ao encontro. Assim ganharias 11 apertados abraços, né? Mas, certamente não faltará oportunidades.
Tbm, se o próximo demorar muito, podemos antecipar com as gurias, um chimarrão na beira do Guaiba e assim bater aquele papo.Que achas?
Gde abraço
Fe

Claudiana (25/11/2010) disse...

Boa tarde, tudo bem?
Passei para desejar um ótimo fim de semana, bj

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...