Pages

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Tutorial: passo-a-passo de como fazer bola de Natal em patchwork

Ainda em ritmo de festas de fim de ano, trago mais um tutorial sobre decoração. Agora vamos ver como fazer bolas em patchwork. Elas são muito delicadas, podem ser feitas de diferentes formas, com diversos desenhos. O melhor de tudo é que seu uso não se restringe ao Natal, podendo ser usada como objeto de decoração em qualquer época do ano. Vamos deixar de conversa, então e pôr as mãos na massa!

1) Iniciando o nosso trabalho:
tutorial bola de patchwork
Para fazer sua bola de patchwork, você precisará de uma bola de isopor do tamanho que desejar; retalhos de tecido, quantas variedades quiser, aqui optei por dois modelos, um liso e outro floral; cola de isopor para melhor fixação e para evitar que o tecido desfie; cola quente para o acabamento; fita para o fio de pendurar e chapinha cromada.
Para início de trabalho, você deve riscar a bola de isopor formando oito gomos, como pode-se ver na imagem acima. Após fazer os riscos, frise-os com estilete, conforme a quarta figura da imagem anterior.

2) Revestindo com tecido:
tutorial bola de patchwork
Assim que a bola estiver toda ela frisada, comece a colocar o tecido, com a ajuda de uma espátula de precisão. Observe nas figuras um e dois da imagem acima: o tecido vai sendo encaixado delicadamente nos frisos. Quando estiverem levemente encaixados, corte o excesso de tecido e usando novamente a espátula, coloque toda a sobra para dentro do isopor. Feito isso, escolha o tecido que virá a seguir. Antes de começar a colocá-lo, passe um pouco de cola de isopor no friso, assim seu trabalho ficará mais bem fixado à bola e o tecido não terá risco de desfiar. Comece então a colocar o tecido no gomo seguinte, da mesma forma que fez anteriormente, no primeiro gomo.

3) Cobrindo totalmente a bola:
tutorial bola de patchwork
Você deverá repetir o processo em cada um dos gomos de sua bola de isopor, até que toda a bola esteja revestida e todos os frisos tenham recebido um pouco de cola e não haja pontas para fora dos frisos. Assim que toda bola esteja preenchida, no centro da bola, onde se unem todos os gomos, coloque uma gotinha de cola de isopor para auxiliar a fixação e prenda uma fita com um alfinete para que a bola possa ser pendurada.

4) Fazendo os acabamentos:
tutorial bola de patchwork
Feito isso, faltam apenas os acabamentos. Para tanto, use cola quente e plaquetas cromadas nas junções dos gomos.
Rápida e tranquilamente você verá pronto seu trabalho.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...