Olá, gente...
Alguns dias sem postar sobre artesanato, estou aqui para trazer um modelo encantador... romântico como um enxoval de sonhos. Aqui usei duas diferentes técnicas, o ponto cruz em um risco bem simples, e o bordado em fita. Os dois trabalhos usados são bem simples, fáceis de fazer, mas formaram uma composição harmoniosa e delicada.
Para começarmos, marcamos o centro do étamine e, a partir dele, fazemos a marcação para o trabalho. Podemos deixar o intervalo central com espaço de três a dez pontos, dependendo da largura que você pretender fazer seu barrado. Deixei 3 pontos por achar mais delicado. Feito isso, nas partes superior e inferior do intervalo de pontos, marcamos três pontos, como podemos observar:
Feita esta etapa, barra totalmente marcada, fazemos os cortes nas duas laterais e desfiamos o tecido, cuidando para tirar apenas os fios dos três pontos marcados nas partes inferior e superior do intervalo, sem arrebentar ou cortar pontos pelos quais não passará o trabalho em fita
A marcação concluída, podemos optar entre começar pelo ponto cruz ou pela fita. Prefiro começar pela fita, para que o étamine não desfie mais do que o necessário. Aqui, porém, parece ter começado pelo ponto cruz, mas acontece é que desmanchei o final da barra em fita após o bordado concluído, assim as passagens da fica ficaram mais bem marcadas para que vocês possam observar melhor o caminho.
Esta trama em fita é bem simples, começamos passando a agulha pela parte de tras, dando uma laçada nos três primeiros pontos. A seguir, passando por dentro da laçada, a fita passa pelo lado direito do trabalho, cruzando para baixo, laçando os três primeiros pontos do trabalho. Desta forma seguirá, cruzando de cima a baixo, sempre laçando três pontos. Chegando ao final da barra, puxe a fita para o avesso, para que a ponta não fique à mostra.
Concluído o trabalho em fita, passamos para o trabalho em ponto cruz. Tratam-se de pontos simples, como pode-se observar no gráfico:
O ponto cruz acompanha, também, toda a largura da barra... e medimos a distância de dois pontos entre o bordado em fita e o ponto cruz.
Por fim é o acabamento, o passafita com a afita na mesma cor do trabalho e um bordado inglês dão um acabamento perfeito à peça... Prontinho! Agora é só curtir o enxoval!
Beijinhos e até a próxima!
12 comentários:
Clau,
Que trabalho delicado e muito bonito, mas deve ser muito trabalhoso de se realizar.
Bjs e uma ótima semana,
Olá, Márcia...
Ele só é trabalhoso no sentido de ser uma grande extensão, mas o trabalho em si é bem facinho, são pontos simples. Bem tranquilo de fazer.
Beijos.
Nossa Clau, está lindo! Delicado, simples e cores lindas!! Parabéns! um beijo
Que lindo Clau! Acho que eu jamais conseguiria fazer algo assim. Parabéns! Realmente é um lindo trabalho.
Beijinhos, e uma ótima semana pra você.
Clau, minha mãe faz isso, acho uma loucuuuura de bom gosto, mas dá trabalho.......bjks...Gil
Que lindo!
Já estou seguindo!
Dê uma passadinha no meu blog também!
beijinhos
www.aylabee.blogspot.com
Lindo!! Dá até pena de usar!!! Muito delicado. Eu adoro bordar ponto cruz.Beijos e uma ótima semana.
Lindo!! Parabéns!!! Delicado demais!!
Clau, querida, ainda tenho que responder seu meme!!! Menina, ando numa correria sem fim! Preciso escrever sobre Mario de Sá-Carneiro, meu favorito!!!
Beijos e uma linda semana!!
Bela
Olá Clau,
Que trabalho lindo!
Muito delicado, amo essas cores.
Ótima semana.
bjs
Lindo!
Minha mãe adora essa arte com bordado e fita... pena que eu só sei bordar. :D
Obrigada pela resposta sobre a máquina. *-*
Beijão!
Oi Cau.
Belíssimo lençol.
Voce acaba de ganhar um miminho.
Me enia o endereço.
bjtos.Nile.
Clau,
Vim retribuir a visita, conhecer seu cantinho e agradecer pelo selinho.
Adorei seu blog, o bordado maravilhoso.
Ótima semana.
Bj
Postar um comentário