Pages

sábado, 14 de janeiro de 2012

Lewis Carroll

Lewis Carroll
27 de janeiro de 1832 - 14 de janeiro de 1898
Lewis Carroll é o pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson, matemático, fotógrafo amador e escritor inglês. Autor de Alice no País das Maravilhas. Nasceu na cidade de Daresbury, em Cheshire, no noroeste da Inglaterra. Estudou matemática no Christ Church College, da Universidade de Oxford. Trabalhou na instituição entre 1855 e 1888. Em 1861 foi nomeado diácono da Igreja Anglicana. Fascinado por crianças, desenvolveu para elas jogos matemáticos e passatempos.
Fez vários ensaios fotográficos das meninas Lorina, Edith e Alice, filhas de Henry Liddell, seu grande amigo. Sendo que a última dessas meninas o inpirou na escritura de Alice no País das Maravilhas (1865), narrativa das aventura pelo mundo mágico e imaginário em que se passa a narrativa, e Alice Através do Espelho (1872), narrativa em que tudo se passa às avessas.
Carroll conseguiu uma combinação única de nonsense, fantasia e absurdo, um verdadeiro precursor de vanguardas. Mesclou elementos de lógica e paradoxos matemáticos. Tal elaboração fez com que seu trabalho se tornasse clássico da literatura infantil e sátira moral inteligente, cheio de notas filosófica e lógica, embora, para um público adulto e atento.
Carroll é, também, objeto de várias especulações sobre questões de sexualidade, o que se dá devido à sua relação de amizade com várias meninas, as quais gostava de fotografar em variadas poses, vestidas ou nuas.
Também escreveu poesia, algumas cheia de elementos fantásticos. Além de diversos textos de matemática, foi o autor de obras dedicadas à lógica simbólica, com o propósito explícito de popularização, em que aponta sua propensão para explorar os limites e contradições de princípios aceitos.
Apesar de certas polêmicas em sua vida, ele ficou eternizado por Alice, uma das mais belas e imaginativas obras da literatura.
Fotografia de Lewis Carroll.
Revelando seu gosto por fotografar meninas, aqui posando com vestes de acordo com a época.
alice
Fotografia de Lewis Carroll.
Observa-se que nesta segunda pose tem-se um contexto e vestimenta pouco comum para uma menina do século XIX ser fotografada.
Fotografia de Lewis Carroll.
Aqui um dos inúmeros nus infantis retratados pelo autor.
Fotografia de Lewis Carroll.
Alice Liddell, a preferida das amigas de Carroll, inspiração para seus dois clássicos infantis, Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho.
Fotografia de Lewis Carroll.
Mais uma vez Alice, aqui com trajes pouco comuns à época.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...