Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Caixas de papelão forradas com tecido.

O calor por aqui está de torrar... Para tentar ficar um pouco mais confortável nessa situação, meu pai, que é avesso a ar-condicionado, comprou novos ventiladores... As caixas em que vieram são bastante grandes, quase tão grandes quanto a bagunça dos meus materiais de artesanato. Então, relacionando uma coisa a outra, resolvi usá-las como caixas organizadoras, para isso resolvi forrá-las com tecido.

caixa de papelão encapando a caixa
revestindo a caixa caixa totalmente revestida

Primeiro passo é preparar a caixa. Recorte as abas de abertura, e cubra-a totalmente com papel branco, dessa forma não comprometerá o resultado final, pois não marcará o tecido que envolverá a caixa.

Comece a revesti-la com o tecido à sua escolha revestindo a caixa
revestindo a caixa Revestindo com tecido

Revista a caixa usando fita crepe para fixar as pontas. Onde não tem como se esconder a fita, use fita dupla face para ter um acabamento mais bem feito.

revestindo a caixa revestindo a caixa
Revestindo com tecido

Após fazer a fixação do tecido em toda a caixa, tomando cuidado para que fique bem espichado, faça o acabamento do fundo. Aqui usei fita crepe larga, assim cobre-se bem as pontas ao mesmo tempo que reforça-se a caixa.

Fixação do tecido Fixando o tecido

Terminada a fase de revestimento da caixa de papelão com o tecido, passe cola em toda ela. Isso mesmo, cola branca! Isso fará com que o tecido fique mais bem fixado à caixa, afinal a cola penetrará pelos poros propiciando a colagem e, ao mesmo tempo, dará textura e firmeza à peça. A cola pode ser passada com pincel, espátula ou com a mão mesmo. Aqui comecei usando uma espátula, mas acabei espalhando com os dedos. Deixe a cola secar por pelo menos 24h para dar continuidade ao trabalho.

De olho no acabamento Acabamento
acabamento da caixa atenção para os detalhes da caixa

Acabamento é algo que sempre me incomoda, sempre acredito que algo pode ficar melhor, mais bem acabado, então sempre dou uma atenção especial a isso. Aqui optei por um acabamento em fita, contornando toda a borda da caixa. Para fixar, usei a cola de fixação permanente. Não quis usar a cola quente para evitar o volume na fita. Da mesma fita fiz um laço que usando com outros pequenos pedaços de fitas que sempre têm sobrando em nossas coisinhas, dá um detalhe delicado ao trabalho.

De olho no acabamento Acabamento
acabamento da caixa atenção para os detalhes da caixa

Como essa caixa é grande o suficiente para caber as placas de E.V.A. abertas, resolvi dar-lhe essa função. Então fiz as letras para a identificação da caixa. Primeiro fiz o molde depois transferi pra o E.V.A. Após cortar as letras, fiz pontinhos com caneta para retroprogetor, para fazer um detalhe.

Acabamento acabamento da caixa atenção para os detalhes da caixa

Caixa de papelão revestida com tecido

Fiz margaridas e borboletas para decorar as letras, que colei com cola quente. Por não ser algo tão delicado quanto a fita mimosa a cola quente é perfeita. Por fim fixei os lacinhos de fita e ... aí está o resultado final! Prontinha para usar!
Como estava com a mão na massa, precisando de caixas organizadoras e outro dia vi no Blog Maria Girassol, sempre fonte de inspiração, uma ideia semelhante a essa, mas feita em chita, resolvi fazer também... E o resultado final ficou assim:

Caixa de papelão revestida com chita

Espero que gostem... são úteis e acabam por decorar o ambiente!
Por hoje é isso, até a próxima!

2 comentários:

Regina disse...

Puxa Clau, voce e prendada demais. Quem dera que eu fizesse metade do que voce faz. Elas ficaram otimas.
Clau, eu nao sei o que acontece com aquela postagem minha. Parece que quase ninguem conseguiu abrir as imagens. Uma pena, porque gostei muito daquela residencia.
Beijinhos pra voce.

Maria Girassol disse...

oi Clau,
Fantástico viu?
Muitooooo lindo mesmo!
Adorei o lacinho, uma fofura!
Obrigada por me citar no seu blog!
Vou colocar sua caixinha mimosa lá.
Quando terminar sua sala de costura nos mostre suas ideias!
Xeiros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...