Pages

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Museu Oceanográfico do Rio Grande, esplendoroso!


Nas férias nossas estradas não devem levar-nos apenas ao lazer simples, mas a diversas formas de descontrair nossos corpos e nossa mente, permitindo errar por caminhos e descaminhos os quais nos conduzirão a múltiplos saberes e conhecimentos adquiridos através da vivência de algo novo e significativo.
Uma ótima sugestão para quem deseja uma dessas opções de lazer é o Museu Oceanográfico de Rio Grande. Há aproximadamente 20km da Praia do Cassino o Museu posssui diferentes ambientes interessantes e já na sua entrada anuncia sua importância:

"Os museus são tão necessários para os países como as escolas e hospitais. Eles educam tanto e às vezes mais que as aulas e, sobretudo de maneira mais sutil, privada e permanente do que o fazem os professores.
Eles também curam não os corpoa, mas as mentes, da treva que é a ignorância, o preconceito, a superstição e todas as taras que afetam os seres humanos entre si e os incitam a matarem-se.
Os museus substituem a visão diminuída, provinciana, mesquinha, unilateral, de campanário, da vida e das coisas, por uma visão ampliada, generosa e plural.
Afinam a sensibilidade, estimulasm a imaginação, refinam os sentimentos e despertam nas pessoas o espírito crítico e autocrítico.
O progresso não significa somente muitas escolas, hospitais e estradas. Também, e acima de tudo, essa sabedoria que nos capacita a diferenciar o feio do belo, o inteligente do estúpido, o bom do mau e o tolerável do intolerável, a que chamamos cultura."
Mario Vargas Llosa
Nobel de Literatura 2010.

Dando a voz ao mestre da literatura peruana, um escritor cuja marca é a luta libertária e libertadora, fica nítido que as vozes que ecoam por cada milímetro deste ambiente são vozes de liberdade... Que buscam expressar um saber e um conhecimento livres para alçar o vôo mais alto.

museu universidade de rio grande

Além do conteúdo exposto pelo museu, a natureza se mostra exuberante ao longo do espaço a ser visitado.

museu universidade de rio grande
Coqueiros e ananás formam uma bela vista já na entrada!

museu universidade de rio grande
Em meio aos prédios, é a natureza quem se exibe!

museu universidade de rio grande museu universidade de rio grande museu universidade de rio grande
Jardins floridos se vislumbram por todo o pátio ocupado pelo museu.

museu universidade de rio grande osso de baleia
Por toda parte encontramos ossos de baleia. Aqui, uma vértebra.

museu antártico universidade de rio grande
Entrando no museu antártico!

O Museu Antártico é um anexo ao Museu Oceanográfico. Foi inaugurado em janeiro de 1997 e procura nos mostrar um pouco de como é a vida no continente gelado. Evidencia, também, como é significativa a presença do Brasil na Antártica. O Museu se forma numa estrutura que reproduz com bastante fidelidade as primeiras instalações da Estação Antártica "Comandante Ferraz". O acervo conta com painéis que expõem a biologia, geografia e história do Pólo Sul. Além disso, apresenta objetos usados pelos brasileiros para se manter naquele ambiente inóspito.

museu antártico universidade de rio grande
Trenó de madeira, formado por quatro baús.

museu antártico universidade de rio grande
Espécie de esqui para caminhadas nas geleiras. Feito em couro e estrutura metlica.

museu antártico universidade de rio grande
Na imagem acima, podem-se perceber os containers que simulam a Estação Antártica, inclusive com o automóvel para deslocamento no gelo à frente.

museu antártico universidade de rio grande
Saindo do Museu Antártico!

Entrando no Museu Oceanográfico, logo nos deparamos com uma infinidade de belezas dos mares. Resumindo, mostrarei apenas algumas fotos, aguçada a curiosidade, podem ver com seus próprios olhos... As paredes são decoradas com diversos paineis em que aparecem diferentes conchas e os locais em que podem ser encontradas.

museu universidade de rio grande museu universidade de rio grande
museu universidade de rio grande museu universidade de rio grande
museu universidade de rio grande museu oceanográfico da universidade de rio grande
museu oceanográfico da universidade de rio grande museu oceanográfico da universidade de rio grande
museu oceanográfico da universidade de rio grande museu oceanográfico da universidade de rio grande
A variedade de conchas e animais que habitam nossos mares é imensa. São espécies lindas e exóticas. A arte lapidada pela natureza é uma inspiração, mas também a certeza de que jamais atingiremos tal grau de perfeição.

museu oceanografico universidade de rio grande museu oceanografico universidade de rio grande
A natureza perfeita! Uma concha gigante, capaz de envolver uma pessoa de porte pequeno. Lindas estrelas-do-mar, em diferentes tamanhos...

museu oceanografico universidade de rio grande museu oceanografico universidade de rio grande
As repoduções de animais são perfeitas e encontram-se em diferentes ambientes do museu. Já o peixe de óculos é uma atração antiga do museu. Trata-se de uma miraguaia com tumores cranianos, capturada em 1966 e até hoje conservada em formol. Devido os tumores, o peixe deformou-se e por parecer uma cabeça humana foi-lhe colocado os óculos. É a grande atração do museu, tanto que ao se atualizar o acervo a peça foi tirada, acabando por retornar devido aos inúmeros pedidos dos visitantes.

museu oceanografico universidade de rio grande museu oceanografico universidade de rio grande
Outra atração do Museu é o Centro de Recuperação de Animais Marinhos. São animais encontrados na costa, que necessitam de cuidados especiais. Eles são levados e tratados até que possam ser devolvidos à natureza. Aqui os pinguins se preparando para retornar ao seu habitat e o leão marinho, um tanto tímido na ocasião, sem mostrar-se muito fora d'água.

museu oceanografico universidade de rio grande museu oceanografico universidade de rio grande
Ainda é possível observar o descanso das tartarugas ao sol e o nado das carpas em cardumes...

Para completar o passeio, uma travessia de barco para a visita ao Museu da Ilha da Pólvora.

museu oceanografico universidade de rio grande
Visão do Museu Oceanográfico na saída do pier, a caminho do Museu da Ilha da Pólvora.

museu da Ilha da Polvora
O caminho para a Ilha, no balanço gostoso do mar.

museu da Ilha da Polvora
Andando pela Ilha, a vista do Museu da Ilha da Pólvora. Em 1854, a Ilha tornou-se propriedade do Governo Imperial, que desenvolveu a bela construção militar, em estilo neo-colonial. Por 145 o exército protegeu a ilha e o paiol, conservando sua paisagem e patrimônio natural. A construção apresenta largas e altas paredes. Uma sala ampla com várias janelas que nos dão uma visão privilegiada de toda região.

museu da Ilha da Polvora
À entrada, a cada lado da escadaria de acesso ao prédio, que anteriormente foi o paiol e hoje constitui o eco-museu, um canhão.

ilha da polvora ilha da polvora
A vegetação da ilha é de plantas herbáceas, que crescem na água... A Ilha é um estuário da Lagoa dos Patos, numa mescla de sua água doce com a água salgada no seu encontro com o mar.

ilha da polvora ilha da polvora
A ilha possui dois mirantes, um a cada lado do eco-museu, através dos quais temos uma visão singular da cidade.
Por hora é isso! Fica aí a sugestão de um passeio agradabilíssimo! Um dia de diversão e cultura...
Até mais, quando apresentarei um pouco do artesanato local!

3 comentários:

mollymell disse...

Uau Clau, otima postagem menina! E ainda de quebra o texto de Mario Vargas Llosa. Bom demais!
Infelizmente brasileiros em geral, nao curtem muito museus.
Quando vou a Nova York, esbarro em brasileiros por todos os lugares, quero dizer, lojas, mas em museus isso e tao raro.
Estou adorando essa sua serie de turismo. Obrigada por compartilhar essas informacoes conosco.

Unknown disse...

Oi Clau, obrigada pela visita e comentários, gosto muito de museus, esse oceanográfico é muito bonito. Também já visitamos um em Portugal e Ilha da Madeira, no Canada e outro aqui no Guarujá, todos muito bons, beijos Nina

Lorna disse...

Sou de Rio Grande e cresci indo a esse museu! É uma pena que poucas pessoas saibam dar valor aos museus. Adorei a postagem, muito boa! E belas fotos também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...