(Homenagem às minhas avós, que infelizmente se foram cedo demais, e a todas as avós... Em especial, à vó Cota, que amo tanto quanto se neta de verdade fosse.)
No dia 26 de julho, dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus, comemora-se também o dia da avó.Segundo consta, Ana e Joaquim, seu marido, não tinham filhos e sempre rezavam ao senhor pedindo uma criança. Ela teve, então, uma menina, quando estava jé em idade avançada, e a batizou de Maria.
No dia de hoje temos que refletir sobre a importância dessa figura no seio da família, valorizar sua função na formação das novas gerações e nos lembrar de que pelo menos um pouco do que somos devemos a ela.
Assim, aqui propomos um projeto educacional através do qual possamos reconhecer a importância dessas mulheres em nossa vida e em nossa formação.
Do tempo da Vovó
Justificativa
É importante que não permitamos que nossas crianças se percam do passado. Temos que lembrar que há uma história pessoal em cada um de nós e uma história cultural que nos absorve desde o nosso nascimento. abrir mão dessa história é abrir mão de grande parte de nossa vida. Assim, temos que trazer para a vivência educativa de nossas crianças o contato com essa cultura. Assim, propõe-se um projeto em que as elas conheçam os brinquedos e brincadeiras antigas, resgatando assim tradições e culturas que estão sendo substituídas por brinquedos e jogos eletrônicos. O contato com este tema proporciona momentos de criação, interação e diversão, ou seja, uma conjunção entre o lúdido, a teoria e a prática. Além do mais, vemos projetos educacionais que envolvem, geralmente, alunos das séries iniciais do ensino fundamental e esquecemo-nos que o lúdico é muito importante para a vida em toda ou qualquer fase do desenvolvimento. Dessa forma, o presente projeto pode ser desenvolvido em qualquer ano do ensino fundamental, dependendo apenas da forma com a qual será conduzido pelo grupo de professores. E o melhor da história: é uma forma simples e agradável de trabalhar de forma interdisciplinar, mostrando às nossas crianças que, embora elas estudem os conteúdos separados em direntes áreas do conhecimento, este não é compartimentado, mas saberes que se interrelacionam.
Objetivo Geral
Desenvolver um conhecimento que surja da experiência e apresenta-se compartilhado entre as crianças e suas avós.
Objetivos específicos
* Desenvolver a socialização entre os alunos;
* Aprender através da brincadeira;
* Resgatar a cultura e a história pessoal e familiar de cada um;
* Trazer a família para o ambiente escolar para que participe ativamente da formação dos indivíduo;
* Estabelecer uma atividade coletiva em que a ajuda mútua seja possível e, sobretudo, desejada.
Atividades
O projeto trabalhará com atividades diversificadas, entre as quais haverá brincadeiras, jogos, confecção de cartazes, manuais, etc. Assim, o projeto proporcionará contato com situações reais do contexto social através da elaboração de convites, entrevistas com algumas vovós e até mesmo a organização de um chá com as avós, em que as crianças participaram de todos os preparativos para a recepção. Contudo, o mais importante é que as crianças aprendam através de brincadeiras e do resgate da nossa cultura através das experiências das avós.
Sugestão de brincadeiras: Passa Anel; Amarelinha; Peteca; Esconde-Esconde; Pular Corda; Pião; Cinco Marias; Trava língua; Roda; O-que-é-o-que-é?... entre tantas outras da cultura popular.
Podem-se realizar brincadeiras com premiações pré estabelecidas, como:
1. Qual é o chá? (brincadeira em que pode-se trabalhar a ortografia, com os usos do X e do CH)
Qual o chá que se usa na cabeça? (chapéu)
O chá que agasalha ? (xale)
O chá que abre portas? (chave)
O chá da praça? (chafariz)
O chá que é um problema? (charada)
O chá que é um tipo de casa (chalé)
O chá da fábrica? (chaminé)
O chá que fica no campo? (chácara)
O chá que se tem de escolher para votar? (chapa)
O chá que atrai a simpatia? (charme)
...
2. Qual a vovó que tem o maior número de netos?
3. E qual a vovó mais jovem?
4. Como está a memória da vovó?
Diz-se um trecho de um provérbio popular e as avós têm que completar com o restante.
Quem não tem cão... caça com gato.
Quando um não quer... dois não brigam.
Quem com ferro fere... com ferro será ferido.
Diga-me com quem andas... e te direi quem és.
Água mole em pedra dura... tanto bate até que fura.
Ri melhor... quem ri por último.
Gato escaldado... tem medo de água fria,
Mais vale um pássaro na mão... do que dois voando.
Quem tem boca... vai à Roma.
Pau que nasce torto... não tem jeito morre torto.
Quem corre cansa... quem não corre alcança.
Antes só... do que mal acompanhado.
5. Somando os pontos
Premiar as avós que somarem mais pontos nos seguintes quesitos:
o número de filhos
anos de casamento
botões da roupa
o número de netos
idade de cada um
É importante que não permitamos que nossas crianças se percam do passado. Temos que lembrar que há uma história pessoal em cada um de nós e uma história cultural que nos absorve desde o nosso nascimento. abrir mão dessa história é abrir mão de grande parte de nossa vida. Assim, temos que trazer para a vivência educativa de nossas crianças o contato com essa cultura. Assim, propõe-se um projeto em que as elas conheçam os brinquedos e brincadeiras antigas, resgatando assim tradições e culturas que estão sendo substituídas por brinquedos e jogos eletrônicos. O contato com este tema proporciona momentos de criação, interação e diversão, ou seja, uma conjunção entre o lúdido, a teoria e a prática. Além do mais, vemos projetos educacionais que envolvem, geralmente, alunos das séries iniciais do ensino fundamental e esquecemo-nos que o lúdico é muito importante para a vida em toda ou qualquer fase do desenvolvimento. Dessa forma, o presente projeto pode ser desenvolvido em qualquer ano do ensino fundamental, dependendo apenas da forma com a qual será conduzido pelo grupo de professores. E o melhor da história: é uma forma simples e agradável de trabalhar de forma interdisciplinar, mostrando às nossas crianças que, embora elas estudem os conteúdos separados em direntes áreas do conhecimento, este não é compartimentado, mas saberes que se interrelacionam.
Objetivo Geral
Desenvolver um conhecimento que surja da experiência e apresenta-se compartilhado entre as crianças e suas avós.
Objetivos específicos
* Desenvolver a socialização entre os alunos;
* Aprender através da brincadeira;
* Resgatar a cultura e a história pessoal e familiar de cada um;
* Trazer a família para o ambiente escolar para que participe ativamente da formação dos indivíduo;
* Estabelecer uma atividade coletiva em que a ajuda mútua seja possível e, sobretudo, desejada.
Atividades
O projeto trabalhará com atividades diversificadas, entre as quais haverá brincadeiras, jogos, confecção de cartazes, manuais, etc. Assim, o projeto proporcionará contato com situações reais do contexto social através da elaboração de convites, entrevistas com algumas vovós e até mesmo a organização de um chá com as avós, em que as crianças participaram de todos os preparativos para a recepção. Contudo, o mais importante é que as crianças aprendam através de brincadeiras e do resgate da nossa cultura através das experiências das avós.
Sugestão de brincadeiras: Passa Anel; Amarelinha; Peteca; Esconde-Esconde; Pular Corda; Pião; Cinco Marias; Trava língua; Roda; O-que-é-o-que-é?... entre tantas outras da cultura popular.
Podem-se realizar brincadeiras com premiações pré estabelecidas, como:
1. Qual é o chá? (brincadeira em que pode-se trabalhar a ortografia, com os usos do X e do CH)
Qual o chá que se usa na cabeça? (chapéu)
O chá que agasalha ? (xale)
O chá que abre portas? (chave)
O chá da praça? (chafariz)
O chá que é um problema? (charada)
O chá que é um tipo de casa (chalé)
O chá da fábrica? (chaminé)
O chá que fica no campo? (chácara)
O chá que se tem de escolher para votar? (chapa)
O chá que atrai a simpatia? (charme)
...
2. Qual a vovó que tem o maior número de netos?
3. E qual a vovó mais jovem?
4. Como está a memória da vovó?
Diz-se um trecho de um provérbio popular e as avós têm que completar com o restante.
Quem não tem cão... caça com gato.
Quando um não quer... dois não brigam.
Quem com ferro fere... com ferro será ferido.
Diga-me com quem andas... e te direi quem és.
Água mole em pedra dura... tanto bate até que fura.
Ri melhor... quem ri por último.
Gato escaldado... tem medo de água fria,
Mais vale um pássaro na mão... do que dois voando.
Quem tem boca... vai à Roma.
Pau que nasce torto... não tem jeito morre torto.
Quem corre cansa... quem não corre alcança.
Antes só... do que mal acompanhado.
5. Somando os pontos
Premiar as avós que somarem mais pontos nos seguintes quesitos:
o número de filhos
anos de casamento
botões da roupa
o número de netos
idade de cada um
Essas são apenas algumas das atividades que podem ser realizadas. O importante é que se reconheça o grande valor que a figura da avó tem e sempre teve na instituição familiar. Importância essa que vem numa crescente, posto que desde que as mães saíram para o mercado de trabalho, as avós vem se tornando cada vez mais ativas na formação das novas gerações, participando como um todo da vida dos netos, desde o aspecto afetifo até à presença constante nas escolas.
A todas às avós, parabéns por serem esse misto de força e docura.
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